Oncodermatologia ou Dermatologia de Suporte Oncológico

É subespecialidade da dermatologia e da medicina integrativa que se dedica aos cuidados dermatológicos do paciente com câncer.

Devido aos avanços em todas as modalidades de tratamento de combate ao câncer, houve uma aumento significativo na sobrevida desses pacientes. No entanto novos efeitos colaterais surgiram , muitos deles acometendo pele, unhas e cabelos.

A relação entre a pele e os diversos tipos de câncer pode se manifestar de diferentes formas e em todas as fases da experiência do paciente com essa doença:

ANTES MESMO DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

A pele pode ser afetada por síndromes genéticas e substancias com efeito carcinogênico (capazes de induzir o aparecimento do câncer )

ANTES DO INICIO DO TRATAMENTO DO CÂNCER

O paciente pode ser afetado por micoses, coceira e ressecamento de pele

DURANTE O TRATAMENTO DO CÂNCER:

Todas as modalidades de tratamento do câncer como a quimioterapia, radioterapia, transplantes e cirurgias, apresentam efeitos adversos para a pele , cabelos e unhas.

Alguns desses efeitos colaterais podem ser extremamente estressantes física e/ou psicologicamente. Exemplo clássico é a queda de cabelos durante a quimioterapia. Existem pacientes que deixam de fazer esse tipo de tratamento por medo do efeito adverso., que muitas vezes pode ser controlado ou evitado.

Por isso

Nosso Principio Fundamental é intervenção precoce sobre esses efeitos colaterais para manter qualidade de vida do paciente e assegurar que ele consiga cumprir todo tratamento, da melhor forma possivel.