Protetor solar pode causar acne?
Muita gente acredita que o uso de protetor solar causa acne. Porém, isso é MITO.
Essa crença existe até hoje por causa de alguns protetores que tem um textura pesada, com maior quantidade de óleo na sua composição, porém não possuem na sua fórmula ativos que acelerem a produção das glândulas sebáceas ou ativos que causem a acne.
O que ocorre é que quem já tem acne, pode ter o quadro agravado quando o protetor solar tenha na sua composição uma maior quantidade de óleo, pois acaba obstruindo a saída das glândulas sebáceas.
Felizmente, hoje em dia existe no mercado muitos protetores solares específicos para peles oleosas e com acne, auxiliando no tratamento e prevenção de acne.
Esses protetores possuem fórmula oil-free, textura em gel ou em gel creme, em fluídos e possuem ativos como sílicas poliméricas que ajudam no controle do brilho e oleosidade da pele.
Com acne ou sem acne, o protetor solar de ser aplicado diariamente, mesmo em dias nublados e ambientes fechados, e reaplicado a cada duas/três horas para atuar de maneira eficaz.
Converse com seu médico dermatologista, ele vai orientar qual filtro solar mais adequados ao o seu tipo de pele, levando em consideração características como nível de oleosidade, tendência ao ressecamento e grau de sensibilidade.
Equipe Clínica Thaís Guerreiro