Quais tratamentos estéticos são permitidos na gravidez?
Saber quais são os tratamentos estéticos permitidos na gravidez é fundamental para que as gestantes não se coloquem em situações de risco para elas e para o bebê.
Uma boa forma de avaliar se um tratamento estético é possível na gravidez é analisar se ele é invasivo ou não. Mesmo no caso de procedimentos permitidos, a recomendação é sempre conversar com seu obstetra, pois algumas gestantes podem apresentar quadros de saúde específicos que contraindicam algumas técnicas.
Limpeza de Pele
A limpeza facial é permitida na gravidez. Esse procedimento é vantajoso principalmente para gestantes que estão com a pele oleosa e apresentam aumento de acne, já que durante a gestação, tratamentos para acne não devem ser realizados devido às substâncias utilizadas nas principais formulações.
Drenagem Linfática
Esse procedimento sempre gera dúvidas. A drenagem tem recomendações mais específicas, mas, em geral, pode ser realizada pelas gestantes.
A indicação é que as sessões não sejam realizadas no primeiro trimestre da gestação.
Posteriormente, a drenagem linfática tende a melhorar a retenção de líquidos e inchaço.
ATENÇÃO: Grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda são alguns exemplos que não devem realizar o procedimento.
Peeling de Cristal
Em geral, os peelings não são permitidos na gestação, pois utilizam substâncias fortes na composição dos cremes que podem ser prejudiciais à gestante e ao bebê.
A exceção é o Peeling de Cristal, que consiste em uma microdermoabrasão com grãos de cristais que esfoliam a pele, mas sem substâncias agressivas na composição.
Hidratação Capilar
Permitida e deseja pelas gestantes. A recomendação é evitar a aplicação do produto na raiz, pois ela fica mais oleosa por conta das alterações hormonais.
Alisamento, tintura, relaxamento e descoloração não são indicados nesse período.
Em caso de dúvidas consulte seu dermatologista!
Equipe Clínica Thaís Guerreiro