Fatores que influenciam no envelhecimento da pele
Quando você tem diabetes, encontrar tempo para cuidar da pele pode parecer um luxo. Monitorar seu nível de glicose, seguir um plano alimentar, encontrar tempo para fazer exercícios e controlar o estresse podem definitivamente ter prioridade.
Ao cuidar bem de sua pele, você pode tratar e prevenir mudanças desconfortáveis em sua pele. O diabetes geralmente causa pele extremamente seca, que pode causar rachaduras profundas na pele que aumentam o risco de desenvolver uma infecção grave.
Confira algumas recomendações para tratar e prevenir essas alterações cutâneas:
- Hidrate a pele diariamente. Manter a pele hidratada ajuda a torná-la flexível e a prevenir rachaduras que costumam causar infecções.
- Trate calcanhares secos e rachados. Isso pode prevenir uma infecção grave, feridas que não cicatrizam e outros problemas.
- Use sabonete suave. Sabonetes fortes podem irritar sua pele já sensível.
- Tome banho usando água morna (não quente). A água quente pode tirar a umidade da pele, deixando-a seca, tensa e desconfortável.
- Depois de tomar banho e nadar, seque suavemente a pele entre os dedos dos pés, axilas e outros locais onde a pele toca a pele. Se a água permanecer nessas áreas, pode causar uma infecção na pele.
- Cuide das calosidades nos pés. Um calo no pé pode não parecer nada. No entanto, quando você tem diabetes, a pele grossa pode se romper e se abrir. Podem ocorrer rachaduras profundas e ocasionar infecções.
- Procure atendimento médico imediato em caso de infecção de pele ou unha. Pessoas com diabetes podem desenvolver uma infecção com mais facilidade e rapidamente se tornar séria.
- Verifique se há bolhas, feridas ou cortes nos pés regularmente. Se você tiver um ferimento, busque orientação médica.
- Mantenha as unhas dos pés curtas. Manter as unhas dos pés bem aparadas pode prevenir cortes e uma possível infecção nos pés.
Equipe Clínica Thaís Guerreiro