Como o stress pode afetar a pele
Você sabia que o stress pode piorar doenças cutâneas como acne, psoríase, dermatites e rosácea?
Situações estressantes como a que vivemos agora podem mudar a aparência, textura e impactar mais agressivamente na pele fazendo surgir ou piorar doenças.
Entre as mais comuns estão rosácea (inflamação crônica), pruridos (coceiras), psoríase (doença que provoca escamações e manchas) e dermatite atópica (alergia não contagiosa que causa lesões avermelhadas). Isso acontece porque o estresse interfere no equilíbrio do nosso organismo, afetando tanto o sistema hormonal quanto o imunológico.
Além da pele, os efeitos causados pelas questões emocionais também podem ser notados nos cabelos. A queda é uma das manifestações mais frequentes já que nesses momentos o organismo diminui o gasto com energia, inclusive com os fios em fase de crescimento, o que provoca a queda. A dermatite seborreica, responsável por coceira, descamação e caspa, também pode aparecer ou piorar.
O que fazer?
O tratamento ideal leva em conta dois fatores importantes: o psicológico e o dermatológico, pois se considerar somente um deles pode não surtir efeito. Então, o caminho mais adequado que eu sempre indico é buscar o equilíbrio emocional.
Manter um estilo de vida saudável, com prática frequente de exercícios físicos, comer comida de verdade, relaxar, meditar e dormir bem é a chave para se manter bem física e mentalmente, e consequentemente, com uma pele saudável.
Cuidem-se e protejam-se!!
Equipe Clínica Thaís Guerreiro